quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Redes Sociais e Marketing


Redes sociais nunca estiveram tão presente na vida cotidiana como atualmente. Adultos e jovens do mundo inteiro se divertem, trocam ideias e conhecem novidades a cada minuto através desses meios de comunicação. Como no mundo publicitário tudo se transforma em marketing, o auge agora é investir nas redes sociais para descobrir com mais profundidade o publico alvo de cada produto e o que os clientes querem, pois, as informações trocadas são mais ricas e verdadeiras.
Existe uma interação maior entre marca e consumidor, produto e usuário. As marcas passam a saber com mais certeza o que os clientes querem, quais os desejos e necessidades de cada consumidor e assim, podem suprir as necessidades de seus clientes. Tais redes então trabalham a nosso favor.
No Brasil as agências de publicidade utilizam com mais frequência o orkut, pois na maioria dos casos, as comunidades foram criadas por funcionários ou ex-funcionários publicitários. Já a quantidade de agências que mantém blogs públicos é bastante menor. Quem conhece um pouco o mundinho de redes sociais brasileiras sabe que tem muita agência por aí abastecendo blogs com conteúdo e até algumas que o tornaram sua principal presença na web, tomando o lugar do site institucional, fazendo com que haja mais navegadores e pessoas com interesse no trabalho.
O melhor que se tem a fazer, então, é deixar que as redes socias favoreçam as marcas como já está acontecendo, investir nessas redes é a melhor e mais segura fonte de vincular o consumidor a marca, aumentando a fedelidade e a interação.